Com 3 milhões de unidades produzidas, o Fusca teve duas fases nacionais: de 1959 a 1986 e depois de 1993 a 1996
O Volkswagen Fusca guarda uma história surpreendente e só no Brasil teve 3,1 milhão de unidades produzidas de um total de 21 milhões em outros países. Dia de janeiro comemora-se o Dia Nacional do Fusca, data em que a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo iniciou sua produção em 1959.
Curiosamente já nesse ano o Fusca era um carro de projeto ja bem antigo. Naquela ocasião a importação do primeiro Fusca alemão para o Brasil já tinha sido feita há nove anos e comercialmente o Fusca já tinha quase 15 anos de mercado sendo que o projeto original de Ferdinand Porsche era da década de 1930.
Mas por que o Fusca saiu de linha em 1986 após tanto sucesso?
O Fusca deixou de ser produzido em 1986 após 37 anos. Em outros países como a Alemanha os últimos Fuscas foram feitos em 1978 enquanto o México ainda fabricava o besouro e seguiu produzindo Fuscas até 2003.
No entanto ao tirar o Fusca de linha pela primeira vez a Volkswagen seguia um plano de modernização da marca que havia sido iniciado em 1974 com o Passat, depois a partir de 1980 com o Gol (depois Saveiro, Parati e Voyage) e o Fusca apesar do público cativo não poderia receber motores mais modernos ou ganhar itens agora exigidos pelas regras de segurança sem que fosse preciso investir muito na sua produção.
Assim, o Fusca foi descontinuado naquele ano. E o Fusca de 1986 já era muito diferente daquele primeiro modelo de 1959 que tinha motor 1200.
O Fusca 1986 representa as últimas evoluções mecânicas do besouro no Brasil. Tinha motor 1600 boxer refrigerado a ar com 65cv alimentado por dois carburadores (evolução que começou no Fusca 1600S), ignição eletrônica, freio dianteiro a disco, e uma padronagem que já era bem atualizado em relação aos primeiros modelos do final dos anos 1950.
Tinha painel revestido em plástico preto, o volante usado na linha do Gol, instrumentação mais moderna, novos bancos mais anatômicos e mais largos.
O exemplar guardado na Garagem Volkswagen tem motor 1600 alimentado a etanol e já com tanque de partida a frio e um botão local localizado à esquerda do painel para injeção de gasolina.
Fusca Itamar e suas evoluções
Por que ele voltou em 1993? Primeiro temos que entender o contexto da época. A Volkswagen já tinha o Gol 1000, versão de entrada da época que vendia muito bem. O presidente da época Itamar Franco era um entusiasta do carro e tinha um Fusca em sua garagem. Logo após assumir a presidência no lugar do ex presidente Fernando Collor, Itamar foi pessoalmente à Volkswagen e pediu que o Fusca voltasse a ser produzido.
O pedido no entanto, não era fácil de se concretizar. Não havia máquinas, moldes, nem mesmo os funcionários que fabricavam o Fusca disponíveis para que isso ocorresse. A Volkswagen teve que recontratar pessoas, recomprar o maquinário e até mesmo projetistas que conheciam os desenhos técnicos nas planilhas feitas à mão, para concretizar o sonho de Itamar. Tempos depois Itamar reeditou a medida provisória que reduzia impostos para impulsionar a venda de carros populares.
Fusca 1993 da Garagem
Outro exemplar interessante do acervo era o Fusca Itamar 1993, que marca a retomada da produção do carro. Aquela altura já haviam 13.000 pedidos de clientes esperando para receber o seu fusca novo na garagem. e ele de fato receber uma série de aprimoramentos mecânicos e de itens de série.
O Fusca Itamar tinha visual com pára-choques metálicos pintados na cor do veículo e revestidos com um amplo borrachão, pneus radiais, friso lateral e sistema de faróis duplos.
Por dentro o padrão de revestimento era na cor cinza, tendência da época. O painel tinha revestimento cinza e com mais instrumentos com formato oval e o volante também era o mesmo do Gol dos anos 1990.
Mecanicamente, o Fusca Itamar tinha alguns aprimoramentos interessantes mas, lamentavelmente, não recebeu alimentação por injeção eletrônica, algo que o modelo fabricado no México até 2003 já oferecia. Ele tinha o mesmo motor 1600 Boxer porém Com 57cv de potência, a adição de um catalisador para filtrar gases poluentes, pneus radiais para maior conforto, Novo sistema de velas e também sistema elétrico de maior potência.
A produção do Fusca durou até 1996. Ele já não fazia o mesmo sucesso da primeira fase até porque os tempos eram outros. Já havia uma nova geração de compactos da linha Gol além de modelos modernos como o Ford Fiesta, Chevrolet Corsa, Fiat Palio que acabava de estrear e do próprio Uno Mille. A despedida do Fusca ficou marcada pela Série Ouro com 1.500 exemplares produzidos.