Imagem Jumbotron

10 dicas essenciais para o ar condicionado do carro

Cuidar do sistema para que ele funcione bem é importante mas saiba também como é feita a manutenção. Por Marcos Camargo

Em um país tropical e com a onda de insegurança manter os vidros fechados e com ar condicionado ligado é essencial. Afinal, a pior coisa é o equipamento quebrado bem naquele dia quente de sol escaldante. Por isso o Auto Show separou dez dicas essenciais para você cuidar do seu ar condicionado com cinco dicas para os cuidados e cinco dicas sobre manutenção. Vamos a cada uma delas:

Na hora certa: não é bom deixar o ar condicionado ligado o tempo todo, do nascer ao por do sol. De manhã ao acionar o motor por certa de 30 segundos pelo menos, só então ligue o ar condicionado. Isso evita desgaste prematuro da bateria que será consumida mais rapidamente ligando os dois equipamentos ao mesmo tempo

Ficou no sol? Após algumas horas exposto ao sol na rua o interior do automóvel fica bem quente, às vezes insuportável. Antes de ligar o ar na temperatura mais fria e na ventilação mais forte com vidros fechados esperando que o ar fique gelado, o ideal (e mais rápido) é abrir as janelas e só após rodar um pouco acionar o ar condicionado. Assim o ar quente poderá sair melhorando a eficiência do equipamento e poupando combustível.

"Ar no mínimo sempre": cuidado com a temperatura mais fria, o "low" ou 16ºC do seu equipamento. Ligue o ar na temperatura mais baixa mas depois ajuste para cerca de 20/22º C. Isso poupa combustível e a eficiência é quase a mesma.

Recirculação sempre aberta: após atingir uma temperatura interna confortável para os ocupantes o ideal é manter sempre a recirculação aberta. Isso ajuda a renovar o ar do carro enquanto a saúde agradece. O ar viciado pode fazer circular impurezas e até doenças transmitidas entre os ocupantes do veículo.

Evitar o choque térmico: antes de chegar ao destino o ideal é desligar o equipamento e abrir os vidros mesclando-se à temperatura exterior. Isso evita o choque térmico e afasta a chance de contrair um resfriado

Dicas de manutenção do ar do carro

Após algum tempo desligado o ar condicionado pode precisar de manutenção para que funcione corretamente. José Manoel Veludo, gerente da A.M. Marcelo, oficina especializada de São Paulo recomenda uma limpeza semestral no aparelho para evitar problemas futuros bem como manter a eficiência. A manutenção é feita por especialistas mesmo que você procure na internet: "como fazer a manutenção do ar condicionado do carro".

Limpeza: além de verificar as mangueiras e lubrificação do sistema, a manutenção verifica a tensão do compressor, serpentina, gás de refrigeração e funcionamento do ar condicionado como um todo. 

Troca de filtro de cabine: importante esse item que a maioria das pessoas esquece de checar e sequer sabe onde ele fica (geralmente fica sob o porta luvas em um compartimento de fácil acesso). O filtro de cabine é capaz de reter impurezas do ar e até pequenos objetos como insetos. Vale a pena fazer a troca. Caso não queira levar a uma oficina, pesquise o modelo exato do fabricante do seu carro, compre o filtro e um autopeças e instale você mesmo.

Carga do gás: o gás utilizado na refrigeração pode perder eficiência com o tempo e precisa de recarga. Mas antes de simplesmente mandar recarregar, é preciso verificar a vedação do ar condicionado para evitar perdas futuras. Veludo relembra que oficinas que simplesmente anunciam "recarga do gás" podem não verificar o motivo do gás ter escapado do sistema. É importante verificar.

Produtos em spray valem a pena? Eles até ajudam a neutralizar odores uma vez que contém substâncias que entram no sistema de recirculação do ar condicionado. No entanto, explicam os especialistas, o melhor mesmo é fazer a troca do filtro que dura mais tempo e acaba saindo mais em conta.

Compartilhar:

Mais lidos

Imagem Media

Como transferir documento de veículos durante a pandemia?

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Prós e contras: Caoa-Chery Tiggo 5X

Compartilhar:

Carros que você talvez gostaria:

Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.