10 dicas essenciais para comprar um carro usado no feirão AutoShow 

Testar o veículo e ter um laudo cautelar são dicas essenciais para um bom negócio. Por Redação

imagens: divulgação AutoShow

Ao contrário do que parece, comprar um carro usado hoje em dia não é algo reservado aos especialistas. Não é preciso entender de mecânica nem mesmo existem truques mágicos para fazer um bom negócio. Na verdade com um pouco de estratégia e calma, bem como seguindo algumas regras básicas é possível não só encontrar um carro bom como ter uma certificação e saber exatamente qual é o estado deste veículo. Mas quais são as dicas essenciais para se comprar um bom carro usado?

O AutoShow selecionou dez dicas importantes que podem ser seguidas até para quem não é especialista: 

Pedir laudo cautelar ou levar o carro para fazer laudo. O laudo traz o histórico do carro e uma análise completa da estrutura do veículo. Esse documento tem validade jurídica e é o mesmo em qualquer local credenciado pelo detran. Dentro do feirão o laudo cautelar é oferecido pelo parceiro Visão Total como um dos serviços da feira. No auto show recomendamos fortemente que qualquer veículo seja periciado o que pode ser feito dentro do evento. VEJA COMO É FEITA A VISTORIA VISÃO TOTAL NO FEIRÃO.

imagens: Freepik

Por fora do carro ver a uniformidade da pintura: nas cores e no alinhamento das portas, porta malas e capô. A dica de ver a pintura como um todo funciona muito bem especialmente no feirão onde o espaço é aberto e é possível verificar se a pintura tem o mesmo tom em todas as peças da carroceria.

Atenção aos sinais de desgaste. Carro com baixa quilometragem não pode ter volante, pomo do câmbio e pedais desgastados ou novos demais.  Carro de garagem também não pode ter peças plásticas que já perderam a cor ou mesmo encaixes de peças do painel e forrações fora do lugar. Um carro usado bem preservado tem todas estas peças alinhadas e uniformes.

Desconfiar de anúncios que mostram “carro revisado” mas o anunciante não tem comprovante como uma nota fiscal de revisão. Peça o histórico de manutenção do veículo, manual e veja se tem chave reserva. 

Especialmente hoje em dia onde todos os carros têm muita tecnologia embarcada a manutenção também fica registrada no sistema do carro e pode ser facilmente verificada em uma concessionária da fabricante. É muito importante inspecionar com cuidado qual é o histórico de manutenção e quais foram os concertos que aquele carro já fez.

Dentro do carro olhar também os tecidos dos bancos e os carpetes. Ficar atento a sinais de carpete removido e recolocado o que indica possível passagem por enchente. Entre as borrachas verificar se existe sinais de terra ou lama o que é mais um indicativo de veículo que passou por uma enchente.

Aqui vale a pena o mesmo cuidado de verificar a uniformidade das peças. Peças que eventualmente tiveram contato com a água apresentam sinais de ferrugem ou terra entre borrachas e acabamentos. 

Fique atento aos vidros do carro que devem ter inscrição do número do chassi e logotipo da montadora. Vidros trocados não tem gravação do chassi e nem o logotipo. Isso significa que em algum momento esse vidro foi trocado provavelmente após uma colisão.   

Peça sempre para dar partida com o carro frio. Verificar nível de óleo antes de dar a partida e ver se está no nível correto. Essa verificação só funciona com o motor frio. Muitos vendedores ocultam problemas com o carro e só permitem a verificação do veículo que já foi previamente ligado. 

Fique atento ao ligar o carro quanto a fumaça aparente do escapamento ou dificuldade para ligar. Há muitos problemas que podem estar ocultos nesse ponto: problemas no motor, no sistema de escapamento, alimentação, bateria etc e precisam de avaliação mecânica. Não acredite em frases como “é que estava muito tempo parado” e outras do gênero. 

Testar todos os itens do carro com calma: som, ar condicionado, direção assistida, vidros elétricos, painel com todos os itens funcionando e reparar se alguma das luzes de alerta estão acesas. 

Teste o veículo de verdade. Peça para dar uma volta no carro e não aceite um trecho curto por indicação de loja, concessionária ou vendedor. Vale a pena colocar um pouco de combustível e andar em rua, avenida, paralelepípedo, estacionar em local silencioso e analisar o veículo com calma. No feirão AUTOSHOW, por razões de segurança, não é permitido andar com o veículo mas no perímetro externo é possível e indicado rodar com o carro para uma avaliação mais precisa. 

Gostou desse artigo? Acompanhe nosso trabalho na página do Facebook, nosso canal do YouTube e todos os canais do AUTOSHOW nas redes sociais. 

Visite o feirão aos domingos que tem acesso gratuito aos visitantes e acontece sempre das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC.